Prof. Jader Barbosa (foto) e Dr. Jaime Lozano proferem palestra sobre 'Refrigeração Magnética no Polo/UFSC' no Workshop sobre Terras-Raras no MCTIC, em Brasília.
Prof. Jader Barbosa (foto) e Dr. Jaime Lozano proferem palestra sobre 'Refrigeração Magnética no Polo/UFSC' no Workshop sobre Terras-Raras no MCTIC, em Brasília.

Aconteceu no dia 22/10 no MCTIC, em Brasília/DF, o “Workshop sobre Terras-Raras”. O evento reuniu mais de 100 participantes e foi organizado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC em parceria com outros órgãos governamentais, pelo setor empresarial e grupos acadêmicos de Universidades Federais, tendo como proposta a discussão de projetos em desenvolvimento nos setores correlatos e o mercado e possibilidades de investimentos na área.

Com a abertura do Ministro Marcos Pontes do MCTIC, estavam ainda presentes no evento demais representantes do MCTIC e MME, FINEP, CNPq, BNDES e EMBRAPII. No setor empresarial, participaram CODEMGE, WEG, FCC e Roskill. Do lado acadêmico, o evento contou com a participação do Polo (INCT-RT/Unidade EMBRAPII), INCT Patria (USP), Projeto Regina (UFSC), Projeto MoCa/CaMona (UFG) e do projeto MagLev-Cobra, o veículo de levitação magnética brasileiro em desenvolvimento na UFRJ.

A programação na parte da manhã foi iniciada com uma palestra sobre Ações do Governo Federal em Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Terras-Raras proferida pelo Ministro do MCTIC e foi seguida por dois painéis que abordaram os Instrumentos de Apoio a projetos de PD&I e os principais projetos que estão sendo desenvolvidos no setor. No período da tarde, ocorreu a palestra "Tendências do Mercado de Terras-Raras e Suas Aplicações", seguida por dois painéis, um sobre Produção e Usos e outro de Aplicações de Terras-Raras e Investimentos.

À convite, os pesquisadores do Polo, Prof. Jader Barbosa e Dr. Jaime Lozano, proferiram uma apresentação no Painel II (principais projetos de PD&I em Terras-Raras) sobre as pesquisas sendo desenvolvidas no campo da Refrigeração Magnética no Polo/UFSC e o desenvolvimento de materiais magnetocalóricos em conjunto com o MAGMA/UFSC.

Para os pesquisadores, o evento foi importante pois reuniu representantes do âmbito governamental, empresarial e acadêmico e a discussão neste molde propicia um debate construtivo entre esta tríplice, com vistas a um alinhamento estratégico dos objetivos coletivos com vistas ao desenvolvimento da cadeia produtiva de terras-raras quanto às tendências do mercado, e o benefício da sociedade, a economia e o desenvolvimento tecnológico brasileiros.

O Polo desenvolve atualmente, tanto através do INCT-RT quanto através da Embrapii, projetos focados em refrigeração magnética, que é classificada como uma tecnologia alternativa às convencionais disponíveis no mercado. Os projetos em execução vão desde o desenvolvimento de um condicionador de ar (em cooperação com a CODEMGE) até uma adega doméstica (em parceria com a Embraco) operados por uma unidade de refrigeração magnética de ímãs permanentes e refrigerantes sólidos à base de elementos terra-rara. Estes dois projetos estão sendo desenvolvidos dentro da Unidade Embrapii Polo/UFSC com recursos da EMBRAPII, das empresas parceiras e com contrapartida econômica da UFSC.

Confira a programação integral do Workshop aqui.



Últimas notícias

quero ver todas as notícias