Prof. Jader Barbosa, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, foi convidado por pesquisadores do Imperial College de Londres a falar durante homenagem póstuma a ser realizada no dia 4 de setembro, na capital do Reino Unido. Ele será o único representante de instituição não-britânica  a se pronunciar sobre o Prof. Geoffrey Hewitt, que faleceu em janeiro passado.

Ao longo de 60 anos de carreira, o Professor Emérito do Departamento de Engenharia Química do Imperial College recebeu inúmeras distinções, entre elas a mais antiga e tradicional distinção acadêmica do mundo, Fellow of the Royal Society, concedida a expoentes da ciência como Isaac Newton (1672),  Charles Darwin (1839), e Albert Einstein (1921). Além de cientista, o Prof. Hewitt foi empreendedor de sucesso e autor de quase uma dezena de livros.

“O Prof. Hewitt é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais na área de escoamentos multifásicos. Influenciou toda uma geração de especialistas e orientou mais de uma centena de alunos de doutorado e pós-doutorado. No ENCIT (Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering) de 1996, organizado pelo nosso Departamento aqui em Florianópolis, foi um dos palestrantes convidados”, disse o Prof. Alvaro Toubes Prata, Supervisor do POLO (Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica).

Deste mesmo laboratório da UFSC é o Prof. Jader Barbosa, que fez doutorado no Imperial College, sob orientação do Prof. Hewitt. “Mesmo após o meu retorno ao Brasil, mantivemos uma amizade muito grande e colaboramos em diversos projetos. A colaboração com o Prof. Hewitt ao longo de 20 anos me ensinou não apenas sobre aspectos técnicos, mas também sobre ética, humildade e, sobretudo, a reconhecer o privilégio que é fazer do trabalho aquilo de que mais se gosta”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Jader Barbosa já fez homenagem ao orientador junho passado, durante a International Conference on Multiphase Flow, realizada no Rio de Janeiro.

Fonte: Divulgação/EMC



Últimas notícias

quero ver todas as notícias