600 pesquisadores brasileiros fazem parte do ranking da Universidade de Stanford; 14 são da UFSC

O Prof. Christian Hermes, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), figura entre os 100 mil pesquisadores mais influentes no mundo em relação elaborada por equipe da Universidade de Stanford (EUA). Do total, 600 pesquisadores atuam no Brasil e 14, na UFSC (lista ao final).

Fico muito honrado por estar nessa lista ao lado de grandes pesquisadores brasileiros. Momentos como esse nos levam a olhar tanto para trás quanto para o futuro. Ao relembrar minha trajetória, reconheço a importância da UFSC na minha formação acadêmica desde a graduação até o pós-doutorado. Foi nesta Universidade que me afirmei como pesquisador”, afirma o Prof. Hermes, que aos 46 anos lidera o grupo de Sistemas de Refrigeração no POLO - Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica.

Engenheiro mecânico formado na UFSC (em 1996), ele também fez doutorado na instituição, em Ciências Térmicas (2006), com período sanduíche nos Estados Unidos, no National Institute of Standards and Technology. Autor de duas patentes internacionais e aproximadamente 200 artigos em periódicos e conferências, atua nas áreas de Termodinâmica e Transferência de Calor e Massa, com foco em aplicações de Refrigeração e Condicionamento de Ar. Suas pesquisas envolvem modelagem e otimização de sistemas de refrigeração e seus componentes, dinâmica e controle de processos e sistemas térmicos, trocadores de calor compactos, dispositivos de expansão, ventiladores, fabricação de gelo e formação de geada.

Pesquisa é algo que se faz em rede. Assim, ao receber esse reconhecimento, fiz questão de compartilhá-lo com meus ex-alunos, que tiveram papel essencial nesse processo. Também aos colegas do EMC, aos pares do POLO, às empresas parceiras e aos órgãos de fomento expresso minha gratidão. Sobretudo, não poderia deixar de mencionar meu mentor, o saudoso Prof. Claudio Melo, com quem aprendi a não separar o engenheiro do cientista, a teoria da prática, a universidade da sociedade. É a memória desse aprendizado, fundamental na condução da minha carreira, que me motiva a contribuir na formação das novas gerações de engenheiros," acrescenta o Prof. Hermes, que possui fator-h 23 (Scopus).

O estudo de Stanford, intitulado "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators", faz uso da base de dados Scopus para avaliar a posição dos cientistas em dois rankings mundiais: o impacto do pesquisador ao longo da carreira e seu impacto em um único ano, no caso, 2019. Link da publicação no Journal Plos Biology, em https://bityli.com/jLufK.

Relação dos professores da UFSC citados no estudo:

Alexandre Trofino Neto - DEPARTAMENTO DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS/DAS/CTC

Bernhard Welz  - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/QMC/CFM

Christian Johann Losso Hermes - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA/EMC/CTC

Denizar Cruz Martins - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA/EEL/CTC

Enedir Ghisi - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL/ECV/CTC

Eduardo Carasek da Rocha - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/QMC/CFM

Ivo Barbi - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA/EEL/CTC

Newton Carneiro Affonso da Costa  - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/FIL/CFH

Marcelo Lobo Heldwein - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA/EEL/CTC

Traugott Peter Wolf  - Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Rosendo Algusto Yunes - DEPARTAMENTO DE QUIMICA/QMC/CFM