A Unidade Embrapii Polo/UFSC e a Whirlpool trabalharam juntas para investigar experimentalmente o efeito de gases não condensáveis no desempenho termo-acústico de refrigeradores domésticos. A presença de gases não condensáveis em sistemas de refrigeração é indesejada e deve-se principalmente ao processo de evacuação durante a manufatura. Tais gases aumentam o consumo de energia e o ruído dos refrigeradores, gerando assim despesas desnecessárias com assistência técnica. Nesse projeto desenvolveu-se uma técnica inédita para detectar a presença desses gases ainda na linha de produção. Através dessa ferramenta, a Whirlpool irá reduzir fortemente os seus gastos com assistência técnica e aumentar a satisfação dos seus clientes.

De acordo com Marcelo Salomé, Gerente de Engenharia da Whirlpool S.A., o projeto gerou um método inédito que identifica e quantifica a contaminação ainda na linha de produção, reduzindo significativamente a possibilidade de produtos sem conformidade chegarem à casa do consumidor. Apenas no Brasil, esse método pode reduzir em até 26% os atendimentos em campo para modos de falha relacionados com gases não condensáveis. Isso se traduz na redução das despesas com ordens de serviço, no aumento da qualidade dos produtos e, principalmente, no aumento da satisfação dos nossos consumidores.

  Visualização do escoamento na entrada do tubo capilar        

 

SOBRE A UNIDADE EMPRABII POLO/UFSC

O Polo atua desde 2014 como Unidade Embrapii, com foco nas áreas de eficiência energética e impacto ambiental, conforto acústico, confiabilidade de componentes, avaliação e certificação. A Embrapii foi criada para incentivar a inovação na indústria e os custos dos projetos são compartilhados. A Embrapii investe 1/3 e 2/3 são divididos entre a empresa e a instituição de pesquisa. Para maiores informações sobre a Unidade Polo/UFSC acesse http://embrapii.org.br/ufsc-polo/.



Últimas notícias

quero ver todas as notícias