Nossos projetos de Trocadores de Calor são Coordenados pelo Professor Cláudio Melo, expert nessa área de atuação.

Trocadores de calor são componentes utilizados para transferir calor entre correntes de fluidos a diferentes temperaturas. Estes são importantes em sistemas de refrigeração por estarem associados a irreversibilidades que devem ser minimizadas a fim de manter um desempenho termodinâmico ótimo do sistema.

A eficiência de transferência de calor dos condensadores e evaporadores tem impacto direto no coeficiente de desempenho do sistema de refrigeração. Tal eficiência depende basicamente da tecnologia, da geometria e do tipo de convecção imposta: natural ou forçada. Trocadores de calor expostos à convecção natural, por não possuírem um ventilador integrado, normalmente possuem uma grande área de transferência de calor. Já os trocadores submetidos à convecção forçada são mais compactos, uma vez que possuem altas taxas de transferência de calor por volume.

Os evaporadores do tipo tubo-aleta com convecção forçada são extensivamente utilizados em refrigeradores domésticos do tipo frost free. Em relação aos condensadores, estes refrigeradores geralmente utilizam trocadores de calor do tipo skin ou arame-sobre-tubo, com convecção natural, ou ainda arame-sobre-tubo ou microcanal, com convecção forçada.

Os projetos de pesquisa conduzidos no POLO se dedicam ao desenvolvimento e à avaliação de novas geometrias de trocadores de calor com objetivos de aumento de desempenho e redução de custos de materiais e de fabricação.


Projetos