Eng. Paula do Vale Pereira

A mestranda Paula do Vale Pereira foi aprovada no Programa de Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial da Massachusetts Institute of Technology (MIT). Paula irá trabalhar no Laboratório de Aviação e Meio Ambiente sob orientação do Professor Steven Barrett a partir de setembro. O projeto de pesquisa, ainda em definição, será na área de combustíveis alternativos para aviação, levando em conta os aspectos técnicos, ambientais e econômicos envolvidos nessa busca por um combustível mais eficiente.

"Em uma escala de felicidade que vai de 0 a 10, ser aprovada no MIT foi 1000. Desde o ensino médio eu sonhava em estudar no MIT, então nunca medi esforços na hora de trabalhar duro, ralar e me dedicar àquilo que eu fazia. Claro que existem momentos difíceis em que temos vontade de largar tudo, mas nessas horas o importante é aprender com os erros, lembrar o motivo pelo qual está ralando tanto e nunca desistir. Também temos que ter em mente que sozinhos não vencemos um campeonato: agradeço fortemente a todos que me ajudaram a crescer na jornada até aqui – minha família, meus amigos, meus colegas de trabalho atuais e de projetos anteriores. Estar no Polo, por exemplo, me ensinou muito sobre a teoria e a prática da engenharia; me trouxe um ótimo networking; me permitiu inovar; me fez pensar grande. Meus orientadores, os professores Melo e Jader, foram fundamentais nessa jornada, uma vez que me deram liberdade para guiar meu projeto de mestrado ao mesmo tempo em que me ajudavam prontamente sempre que eram solicitados, resultando em um ambiente incrível de aprendizagem com responsabilidade".

A Engenheira Paula é destaque na área. Atualmente está concluindo o Mestrado sob a orientação do Prof. Cláudio Melo na área de Engenharia Térmica no Polo – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do EMC/UFSC. É formada em Engenharia Mecânica pela UFSC e em Administração Empresarial pela UDESC. Foi bolsista de iniciação científica por sete semestres no laboratório Polo, centro de referência internacional em ciências térmicas; voluntária por três semestres no grupo de projeto e construção de aeronaves não tripuladas Céu Azul Aeronaves, junto ao qual foi campeã nacional e medalhista de bronze na competição SAE Aerodesign International; estagiária no Centro de Pesquisas Avançadas em Cerâmica na Imperial College, em Londres, Inglaterra; estagiária na área de pesquisa e desenvolvimento em refrigeradores domésticos da empresa Bosch und Siemens Hausgeräte, em Giengen, Alemanha; bolsista por dois semestres do programa PET Metrologia e Automação. Possui artigos publicados em revistas e congressos internacionais e possui medalhas em olimpíadas de física e matemática, além da primeira colocação geral nos dois vestibulares que prestou. Preocupada com a qualidade da educação pública no Brasil, Paula foi professora voluntária de matemática no cursinho universitário popular Einstein Floripa por dois anos e atualmente ajuda na integração dos diversos cursinhos populares do país por meio de seu trabalho na ONG Brasil Cursinhos.