Professor Victorino Franco palestrou sobre o tema 'refrigeração magnética'
Professor Victorino Franco palestrou sobre o tema 'refrigeração magnética'

Prof. Victorino Franco, da Universidade de Sevilha (Espanha), apresentou ontem (25/09/19) a convite do POLO, IEEE, INCT-RT (FAPESC) e POSMEC, a palestra "Magnetocaloric Effect: From Energy Efficient Refrigeration to Fundamental Studies of Phase Transitions" no Auditório do Polo, sede do INCT em Refrigeração e Termofísica. A palestra focou na eficiência energética e nos tópicos que envolvem os debates sobre a temática.

O Professor Victorino falou sobre a importância das pesquisas na área e sobre como o Polo tem contribuído nesta temática:

A refrigeração magnética é uma tecnologia alternativa para a produção de frio baseada no efeito magnetocalórico. O Polo desenvolve sob a coordenação do Prof. Jader Barbosa estudos em tecnologias magnetocalóricas desde 2008 e vem, desde então, desenvolvendo estudos aprofundados e reconhecidos na área, sendo hoje um dos maiores grupos de pesquisa neste segmento.

Em 2008 o então mestrando Dr. Pablo Adamoglu de Oliveira publicou a dissertação “Modelagem e análise numérica do escoamento e transferência de calor em regeneradores térmicos magnetocalóricos” e ao longo dos anos seguintes os estudos na área intensificaram-se, especialmente por conta do apoio estratégico do INCT, iniciativa do Governo Federal que visa uma abordagem multidisciplinar em temas estratégicos para o país, como é o caso da refrigeração magnetocalórica, tecnologia disruptiva e que tem se mostrado cada vez mais promissora.

Em 2016 o POLO/INCT-RT consolidou-se na área: O Dr. Paulo Vinicius Trevizoli recebeu o Prêmio ABCM-EMBRAER 2016 de melhor tese de doutorado pela tese "Desenvolvimento de regeneradores térmicos para aplicações em sistemas de refrigeração magnética”. Neste mesmo ano, o Dr. Jaime Lozano recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2016 da área de Engenharias III pela tese " Desenvolvimento de um sistema de refrigeração magnética do tipo rotativo", defendida em maio de 2015. Esta tese consistiu no projeto, construção e avaliação experimental de um refrigerador magnético do tipo rotativo composto por um circuito magnético otimizado do tipo rotor-estator, um regenerador magnético ativo fixo empacotado com esferas de gadolínio e duas válvulas rotativas para sincronização magneto-hidráulica.
 

Atualmente as pesquisas na área são fomentadas por empresas privadas e por programas do Governo como o INCT e a EMBRAPII.
 

Para saber mais sobre nossas pesquisas sobre refrigeração magnetocalórica entre em contato com o Prof Jader Barbosa (jrb@polo.ufsc.br) ou com o Dr. Jaime Lozano (jaime@polo.ufsc.br).



Últimas notícias

quero ver todas as notícias