Projeto e Especificação de Câmaras de Ensaio

O POLO conta com sua experiência de mais de 30 anos na montagem de seus próprios aparatos experimentais para fornecer auxílio técnico no projeto de câmaras climáticas para refrigeradores e calorímetros para a avaliação de desempenho de aparelhos de ar condicionado. Tal auxílio envolve a elaboração tanto do projeto estrutural, como do projeto dos sistemas de refrigeração, ventilação, aquecimento e umidificação envolvidos na construção do ambiente climatizado. Além de especificar todos os componentes necessários para a montagem, o laboratório possui uma equipe técnica especializada para realizar a calibração, garantindo que a câmara/calorímetro atenda a todos os requisitos impostos pelas normalizações pertinentes. 

Refrigeradores Domésticos e Comerciais:

A aprovação e a avaliação do desempenho de refrigeradores requer a realização de ensaios normalizados em câmaras climatizadas. Estas nada mais são que ambientes isolados do meio externo por meio de paredes de baixa condutividade térmica, cuja temperatura de bulbo seco e a umidade relativa do ar interno são controladas por meio de um sistema de refrigeração e aquecimento devidamente dimensionado. Dependendo do tipo e da quantidade de refrigeradores por câmara, das condições de temperatura e umidade relativa desejada e dos requisitos impostos pela norma, os sistemas de refrigeração, aquecimento, umidificação e ventilação da câmara são dimensionados.

Nesse contexto, o POLO projeta câmaras tanto para refrigeradores domésticos como comerciais. O sistema de refrigeração é do tipo expansão direta e o fluxo de ar na seção de testes pode ser tanto horizontal como vertical. O abaixamento de temperatura e a desumidificação do ar serão feitos por meio de unidades condicionadoras de ar do tipo split, com compressor ligado durante todo o ensaio (termostato desativado). A umidificação é feita através de resistências elétricas imersas em banhos de água alocados ao lado das unidades evaporadoras. O aquecimento do ar e o controle fino de temperatura serão realizados por resistências elétricas posicionadas na saída dos ventiladores. A circulação do ar, por sua vez, é promovida por meio de ventiladores axiais de rotação fixa ou variável. O controle de todas as resistências elétricas, tanto do ar como da água, é feito por controladores do tipo PID e relés de estado sólido.