O CNPq promoveu no dia 26 de fevereiro, na sede do CNPq, uma Conferência Livre sobre o Programa INCT. O evento aconteceu no âmbito da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – CNCTI.

O objetivo das Conferências Livres é cooperar com as discussões que resultarão na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A conferência do INCT teve como finalidade discutir o papel estratégico dos Institutos no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil, envolvendo diferente atores do Programa, com grandes nomes da ciência brasileira e contribuir com a temática Eixo I da CNCTI: “recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

A conferência foi transmitida pelo YouTube e está disponível no canal do CNPq.

INCT-RT esteve presente em mesa temática

O professor Jader Barbosa, coordenador do INCT em Refrigeração e Termofísica, com sede no Polo, foi convidado a participar da mesa 3: “Os INCTs e a Cooperação com o Setor Empresarial”.

Na oportunidade, o coordenador falou sobre a importância de INCT em Refrigeração e Termofísica, com estudos e parcerias que avancem o conhecimento em R&T, visando a melhoria da qualidade de vida da sociedade. “Nos últimos 30 anos, a redução de consumo de energia de compressores herméticos possibilita anualmente a redução de 155 milhões de toneladas de CO² liberado em toda a atmosfera. Isso também é equivalente a redução em 4 vezes do consumo de energia elétrica doméstica da Alemanha ao ano", afirma o coordenador.

As parcerias com a indústria desempenham um importante papel dentro do programa. Essa colaboração estratégica entre academia e setor privado promove uma sinergia crucial para o avanço científico e tecnológico do país. Ao unir esforços, conhecimentos e recursos, os institutos podem direcionar suas pesquisas de forma também alinhada com as demandas e desafios enfrentados pela indústria, gerando resultados ainda mais aplicáveis e impactantes. Além disso, as parcerias possibilitam a transferência de tecnologia e conhecimento, impulsionando a inovação e o desenvolvimento econômico sustentável. Assim, ao estabelecer e fortalecer laços colaborativos com empresas, o programa INCT amplia sua capacidade de promover descobertas científicas relevantes e contribuir efetivamente para o progresso social e econômico do Brasil.

Sobre o INCT em Refrigeração e Termofísica

O Polo é credenciado como sede do INCT-RT (Instituto Nacional em Refrigeração e Termofísica) desde 2009. Foi recredenciado em 2014 para, até 2024, atuar em conjunto com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a UFF (Universidade Federal Fluminense), a UFPR (Universidade Federal do Paraná), a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), e a UEM (Universidade Estadual de Maringá). Além do suporte financeiro do CNPq, o INCT-RT recebe apoio da FAPESC e da CAPES por meio da concessão de bolsas de estudo de pós-graduação (mestrado e doutorado) e bolsas de pesquisa na modalidade Pesquisador Visitante.

As áreas temáticas de pesquisa do INCT-RT são: Novas Tecnologias, Eficiência Energética e Impacto Ambiental, Conforto Acústico, Confiabilidade de Componentes e Sistemas. Avaliação e Certificação e Sistemas Multifásicos e Multicomponentes.

É possível encontrar vídeos informativos sobre algumas das pesquisas sendo realizadas pelo INCT-RT no canal do Youtube.

Sobre o programa INCT

Os INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) resultam de um programa do governo federal que vem fomentando o trabalho em rede dos melhores grupos de pesquisa do país em áreas estratégicas, desde a criação do programa, em 2008.

Assim, o INCT se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e/ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos.

Na atualidade, são 204 INCTs em vigência em todo o país, abrangendo todas as áreas de conhecimento - Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Agrárias - e milhares de pesquisadores e bolsistas em temáticas complexas. Os INCTs são estruturados em subprojetos, muitos dos quais descentralizados nos diferentes laboratórios e centros que integram as respectivas redes de pesquisa.

Com informações do MCTI.