Graduado, mestre e doutor em Engenharia Mecânica, formações acadêmicas realizadas todas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o pesquisador e professor Fábio Pinto Fortkamp, recebeu o prêmio de Melhor Apresentação Pré-Gravada na International Conference on Caloric Cooling, conhecida como Thermag, principal evento científico internacional sobre tecnologias de resfriamento calórico e suas aplicações. Especialista em pesquisas sobre termodinâmica de misturas e refrigeração magnética, o cientista foi bolsista da CAPES, em diferentes momentos de sua trajetória acadêmica.

Qual a aplicabilidade de um circuito magnético de larga escala? Um circuito magnético é composto de blocos de ímã e de ferro para gerar um campo magnético em uma região. Há muitas perguntas a responder: quanto de ímã? Quanto de ferro? Qual o tamanho de cada bloco? Qual a orientação? Existem muitos parâmetros. O aprendizado de máquina economiza tempo de computação: em vez de simular mil casos diferentes, é possível simular 100 e fazer o computador aprender o resto. O computador aprende como o campo magnético varia de acordo com cada parâmetro. Assim, é possível simular uma infinidade de casos em um intervalo de tempo muito pequeno.

Qual a contribuição social que sua inovação trará para a sociedade? Quando uma pessoa comum vai comprar um refrigerador, em geral ela tem de optar por um produto sofisticado, que consome pouca energia, mas que é muito caro inicialmente, pois usa equipamentos caros. Ela também pode optar por um produto mais barato, mas que vai consumir muita energia. Esperamos que, com o uso dessa técnica, seja possível projetar circuitos magnéticos, e, em consequência, refrigeradores magnéticos, que vão ser otimizados, ou seja, vão ser muito eficientes, economizando energia no longo prazo, e vão usar pouco material, economizando no custo inicial. Tudo isso com baixo tempo de simulação e de projeto. O desafio é justamente encontrar uma forma de ‘ensinar’ o computador. Meu trabalho compara justamente duas maneiras de ensinar o computador, cada uma com vantagens e desvantagens. Ainda há um caminho pela frente para entender melhor isso.

Fonte: Capes

Citamos ainda que o Dr. Fábio Pinto Fortkamp, atualmente Professor na UDESC, realizou toda a sua formação acadêmica no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, tendo sido bolsista de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no Polo. Recentemente, esteve vinculado aos projetos “Concepção e dimensionamento de um refrigerador magnético compacto“ e “Desenvolvimento de condicionador de ar operado por unidade de refrigeração magnética“, ambos financiados pela EMBRAPII.



Últimas notícias

quero ver todas as notícias