Com o tema "Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio", o 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado entre os dias 29 a 31 de maio em Maricá (RJ) reuniu representantes da academia e da indústria interessados em debater todos os pontos da cadeia de valor do hidrogênio, em especial a sua comercialização e uso. Contou também com representantes de órgãos de governo que atuam na elaboração de projetos, regulações e financiamento para o setor e a comunidade científica brasileira voltada para o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias viabilizadoras para economia do hidrogênio no Brasil. 

Na oportunidade, foram divulgados projetos e estudos relacionados à produção, armazenamento, transporte, normalização, regulação, desenvolvimento de infraestrutura e usos do hidrogênio para mobilidade/transporte, geração de eletricidade/calor, produção de carreadores de hidrogênio, fertilizantes, aço, produtos descarbonizados com hidrogênio e outros.

Participaram do congresso os pesquisadores Eng. Guilherme Peixer, Dr. Julio Ferreira e Eng. Paulo de Faria. Além de participar das plenárias e conhecer e discutir sobre as principais políticas públicas e desenvolvimentos industriais de toda a cadeia do hidrogênio em nível nacional e internacional, a equipe do Polo também apresentou dois trabalhos no congresso. 

Foto: Divulgação

O trabalho intitulado  “Modelagem Computacional do Resfriamento Direto com Mudança de Fase de Células Combustíveis de Troca de Prótons” foi desenvolvido pelo Dr. Julio Ferreira, Eng. Paulo de Faria, Eng. Guilherme Peixer, Prof. Sergio Gonzalez, Prof. Amir Oliveira Jr., Prof. Jaime Lozano e Prof. Jader Barbosa Jr. e teve como objetivo a avaliação computacional do desempenho de células a combustível de troca de prótons com sistemas de gerenciamento térmico por resfriamento direto com sprays. A tecnologia já vem sendo estudada pela equipe do Polo há anos, com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e liderança do Eng. Marcus Vinícius Carneiro, sendo já avaliados efeitos de diferentes condições de operação do sistema, estratégias de atomização, intensificação das superfícies de transferência de calor e arquiteturas avançadas do sistema. Há uma grande oportunidade de aplicação de tais sistemas na indústria automotiva, em que o seu uso pode possibilitar o aumento da eficiência energética e redução do custo e volume de veículos movidos a células a combustível, atividade que é diretamente ligada com a Rede de Descarbonização, Mobilidade e Logística da EMBRAPII, da qual o Polo faz parte. 

 

Trabalho é premiado no evento

O trabalho "Avaliação de Tecnologias Inovadoras para a Liquefação do Hidrogênio" recebeu o prêmio Metalinox Cogne do Hidrogênio de destaque tecnológico do evento como o melhor trabalho apresentado. O prêmio incluiu uma placa alusiva ao evento e R$ 5.000,00.       

Foto: Eng. Guilherme Peixer apresenta trabalho sobre liquefação em hidrogênio

Foto: Eng. Guilherme Peixer apresenta trabalho sobre liquefação em hidrogênio


Desenvolvido pelo Eng. Guilherme Peixer, Jhonatta Casagrande, Tamayo Dias, Eng. Yogan Sganzerla, Prof. Jaime Lozano e Prof. Jader Barbosa Jr, o trabalho buscou avaliar diferentes tipos de tecnologias inovadoras para otimizar o processo de liquefação de hidrogênio, avaliando o seu potencial para a redução de consumo energético e custo de implantação. Dentre as tecnologias prospectadas, a refrigeração magnética foi a que se mostrou mais promissora. 


 

Projetos em tecnologias inovadoras

Atualmente o Polo é referência mundial em pesquisa e desenvolvimento de sistemas de refrigeração magnética para temperatura ambiente, tendo desenvolvido com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (com financiamento do CNPq, Fapesc e Capes) e Embrapii dois projetos com protótipos avançados a empregar tais tecnologias no mundo.

O Polo também possui hoje iniciativas que visam o desenvolvimento e otimização de sistemas para o gerenciamento térmico de células a combustível de hidrogênio, bem como a análise de viabilidade técnica e econômica de tecnologias convencionais e inovadoras para a liquefação de  hidrogênio. Cada vez mais, parcerias estratégicas e pesquisas focadas no estudo do hidrogênio estão sendo formalizadas no Polo/UFSC. 

Quer saber mais sobre nossas pesquisas e possibilidades de financiamento em P&D? Entre em contato conosco.


Saiba mais sobre o 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio aqui.



Últimas notícias

quero ver todas as notícias