Aconteceu em Nice, na França, entre os dias 26 a 28 de junho, a 20ª International Conference on Multiphase Technology. A conferência teve como objetivo reunir pesquisadores da academia, da indústria e consultores envolvidos no desenvolvimento de tecnologias e soluções na área de Garantia do Escoamento (Flow Assurance) para a indústria de Óleo e Gás. 

Além dos mais recentes avanços em técnicas experimentais e de simulação voltados a escoamentos multifásicos, esta edição da conferência endereçou aspectos comuns ao uso de novas soluções digitais e à transição energética, refletindo o movimento global do setor para fontes e formas de conversão de energia mais limpas e eficientes. Dentre as novas seções temáticas da conferência, destacam-se aquelas em Inteligência Artificial, Análise de Dados e Transição Energética, com ênfase em Captura e Armazenamento de Carbono e Energia Geotérmica. 

O Professor Jader Barbosa, do Polo, membro do Comitê Técnico Consultivo Internacional da Conferência desde 2018, marcou presença no evento. Com vasta experiência e atuação em pesquisas voltadas para escoamentos multifásicos e uma parceria de quase 15 anos com a Petrobras, o professor afirma que o MPT 2023 foi uma ótima oportunidade para que os maiores especialistas do mundo pudessem compartilhar os desenvolvimentos mais recentes na área de Flow Assurance: “Foi um momento para discutir novas fronteiras e temas de pesquisa, considerar soluções inovadoras e explorar a transferência de tecnologia entre a academia e a indústria”, afirma.

Com o artigo intitulado "Development and Optimisation of Multiphase Flow Models using Design of Experiments: The Brazilian Pre-Salt Case", o Dr. Tobias Gessner e o Prof. Jader Barbosa apresentaram resultados de validação do método de cálculo de parâmetros relevantes à Garantia do Escoamento em poços do Pré-Sal desenvolvido na Tese de Doutorado defendida no PosMEC/UFSC pelo Dr. Tobias Gessner, em 2021. Formado em Engenharia Mecânica na UFSC em 2006, com Mestrado (2010) pelo mesmo programa, o Dr. Tobias Gessner é engenheiro da Petrobras especializado em Garantia do Escoamento desde 2008.

Saiba mais sobre a MPT 2023 aqui.



Últimas notícias

quero ver todas as notícias