O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Sistema de gerenciamento hidráulico para uma unidade de refrigeração magnética” de autoria do aluno Diego dos Santos e orientado pelo Prof. Jader Riso Barbosa Junior e coorientado pelos pesquisadores Dr. Jaime Andrés Lozano Cadena e M.Sc. Guilherme Fidelis Peixer, todos do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu o Prêmio ABCM-Embraer 2020 de Pesquisa em Engenharia Mecânica, na categoria Melhor Trabalho de Conclusão de Curso/Trabalho de Graduação. A premiação ocorreu na última quinta-feira (25/11) durante o COBEM 2021 - 26th International Congress of Mechanical Engineering.

O TCC foi defendido no dia 28 de junho de 2020 de forma remota e teve como banca examinadora os professores Saulo Guths e Rodrigo Vieira, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC. O trabalho consistiu no desenvolvimento e avaliação de um sistema de gerenciamento hidráulico para refrigeradores magnéticos, visando sua aplicação em condicionadores de ar. Um novo conceito para o sistema hidráulico foi desenvolvido e comparado com soluções comerciais a fim de encontrar a alternativa ótima para a operação conforme as necessidades do projeto do sistema de refrigeração. Este trabalho foi desenvolvido junto ao grupo de pesquisa em Novas Tecnologias de Refrigeração dos Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO) da UFSC e dentro do escopo do projeto de pesquisa MagChill que visa o desenvolvimento do primeiro condicionador de ar no mundo a ser operado com uma unidade de refrigeração magnética, o qual é financiado pela CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) e pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). As pesquisas no Polo contam também com o apoio do Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) com recursos do CNPq, CAPES e FAPESC.

Atualmente Diego dos Santos atua como estagiário na Nidec GA (Embraco) junto ao time de Procurement, realizando análise de custo de diversas plataformas ao redor do mundo.

O COBEM 2021 - 26th International Congress of Mechanical Engineering, organizado esse ano por professores do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, foi realizado de forma remota entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021. Ao todo, a equipe do POLO apresentou 8 artigos completos, quatro deles em temas relacionados à pesquisa em novas tecnologias de refrigeração. Diego dos Santos é o sétimo integrante do POLO a receber o Prêmio ABCM (ou Menção Honrosa) desde a sua criação em 2003.