Celebração contou com o descerramento de placa alusiva à parceria iniciada em 1997 através do Polo (Engenharia Mecânica)

Na última sexta-feira, 23 de junho, representantes da Whirlpool, da UFSC e do Governo do Estado de SC se reuniram para celebrar os 25 anos de parceria entre a empresa e a UFSC. Fizeram as honras do descerramento placa: Alexandre Czesnat (VP da Whirlpool Global),  Prof. Alvaro Prata (POLO). Anderson Anthony (Diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Catarina), Prof. Christian Hermes (POLO)  e Prof. Irineu Manoel de Souza (Reitor da UFSC).

A parceria ininterrupta entre o Polo e a Whirlpool, multinacional do segmento de eletrodomésticos, propulsora histórica do desenvolvimento tecnológico, líder no país com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, além de duradoura, é referência mundial. Os resultados atingidos nos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação permitem o contínuo avanço da fronteira do conhecimento e estabelecem novos padrões tecnológicos para um setor da indústria altamente inovador e competitivo.

Para a UFSC, além do financiamento de pesquisas que permitem o desenvolvimento de projetos inovadores, a parceria possibilita ainda que estudantes coloquem em prática conhecimentos para elaborar, simular e comprovar teorias que atendam às necessidades reais da indústria, se fortalecendo como case de sucesso do modelo de parceria empresa-universidade no Brasil.

“Um dos grandes benefícios desta parceria é a troca de conhecimentos através das pessoas. Estamos contribuindo para a disseminação do conhecimento e reconhecemos isso de maneira clara na Whirlpool. Entendemos que exista uma fortaleza de conhecimento na UFSC. Esperamos poder comemorar 35, 50 anos e muitos anos por vir”, afirmou Alexandre Czesnat, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produtos na Whirlpool Global. Alexandre é ex-aluno da UFSC.

Hoje, parte dos cargos nos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento da Whirlpool é preenchida por profissionais que atuaram de alguma forma na parceria com o POLO.

“Tudo o que podemos dizer e fazer para agradecer a Whirlpool é pouco perto da importância e relevância dessa parceria” disse o professor Alvaro Prata, um dos pesquisadores do Polo que participa da cooperação com a empresa desde o início.

Sobre a parceria

O primeiro estudo realizado em parceria logo rendeu uma dissertação de mestrado, em 1998. A tese “Desenvolvimento de um Código Computacional para Análise do Desempenho de Refrigeradores Domésticos”, defendida pelo Eng. Fábio Klein sob a orientação do Prof. Cláudio Melo.

Desde então, a parceria vem se consolidando como um dos pilares de P&D do Polo e da empresa, com estudos voltados desde a compreensão dos fenômenos envolvidos na avaliação do desempenho de componentes do ciclo, bem como para a otimização de sistemas de refrigeração.