O trabalho de conclusão de curso (TCC) de Sergio Luiz Dutra, intitulado "Avaliação de uma adega de vinhos doméstica sobre a perspectiva de duas tecnologias", foi agraciado com Menção Honrosa no Prêmio ABCM-Embraer 2019 na categoria Melhor Trabalho de Graduação em Engenharia Mecânica no COBEM 2019. O trabalho foi defendido no dia 29 de novembro de 2018 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Programa de Graduação em Engenharia Mecânica. O trabalho foi desenvolvido junto ao grupo de pesquisa em refrigeração magnética do Polo e foi orientado pelo professor Jader Riso Barbosa Junior e co-orientado pelo pesquisador de pós-doutorado Jaime Andrés Lozano Cadena e pelo engenheiro pesquisador Guilherme Fidelis Peixer. Esse trabalho foi elaborado dentro do escopo do projeto de pesquisa PoloMag que visa o desenvolvimento de uma adega de vinhos doméstica operada por uma unidade de refrigeração magnética. Este projeto está sendo desenvolvido dentro da Unidade Embrapii Polo/UFSC com recursos da EMBRAPII, da empresa Embraco e com contrapartida econômica da UFSC. 

O TCC compreendeu duas etapas de avaliação de uma adega de vinhos doméstica: a primeira operando com o sistema de refrigeração comercial e a segunda com o gabinete do produto acoplado a um aparato experimental desenvolvido neste trabalho para emular uma unidade de refrigeração magnética. Na primeira etapa foram realizados testes de fluxo de calor reverso, para determinação da condutância térmica global do gabinete, além dos testes de consumo de energia e decaimento de temperatura de acordo com as recomendações na norma IEC 62552 (2015); nesta etapa a avaliação foi realizada em uma das câmaras de testes do Laboratório de Aplicação do Polo. A segunda etapa consistiu no desenvolvimento de um aparato experimental (foto abaixo) capaz de emular as condições de operação do fluido de transferência de calor advindo de uma unidade de refrigeração magnética e acoplado por meio de diferentes conjuntos de trocador de calor-ventilador ao gabinete previamente caracterizado na primeira etapa. Por fim, o desempenho do aparato experimental acoplado ao compartimento refrigerado foi analisado e um modelo analítico desenvolvido no Polo foi experimentalmente validado.



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