INCT em Refrigeração e Termofísica


 

 

 

 

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia tem metas ambiciosas e abrangentes em termos nacionais com a possibilidade de mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país.

O Polo, sede atual do Instituto Nacional em Refrigeração e Termofísica (INCT-RT) foi recredenciado para fazer parte desse programa, em conjunto com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

As principais metas do INCT-RT são: (i) estabelecer cooperações entre pesquisadores de instituições de reconhecida competência nas áreas de Refrigeração e Termofísica, (ii) fortalecer as parcerias existentes e promover o estabelecimento de novas parcerias com empresas do setor tanto no Brasil como no exterior, e (iii) expandir e aprofundar linhas de pesquisa científica e tecnológica em Refrigeração e Termofísica. Com isso, pretende-se avançar o conhecimento em uma área importante da Engenharia Mecânica, onde há carência de recursos humanos especializados. Os resultados das pesquisas do INCT-RT irão auxiliar também no projeto de equipamentos e processos em diversos ramos das Ciência Térmicas, bem como em outros ramos da Engenharia Mecânica (e.g., indústria do petróleo e aeroespacial), produzindo tecnologia competitiva e cada vez menos agressiva ao meio ambiente.

A consolidação do Instituto Nacional de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (INCT-RT) garantirá que tanto a estrutura laboratorial como as linhas de pesquisa estabelecidas no primeiro período de vigência do INCT-RT sejam expandidas nos próximos anos, permitindo não só avanços tecnológicos significativos, mas também que o Brasil continue a se desenvolver num setor estratégico para a indústria e para a sociedade.