INCT em Refrigeração e Termofísica

O Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) tem metas ambiciosas e abrangentes em termos nacionais com a possibilidade de mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país.

O Polo, sede atual do INCT-RT (Instituto Nacional em Refrigeração e Termofísica) faz parte desse programa desde 2009. Foi recredenciado em 2014 para atuar até 2022 como Instituto estratégico na área, em conjunto com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

As principais metas do INCT-RT são: 

- Estabelecer cooperações entre pesquisadores de instituições de reconhecida competência nas áreas de Refrigeração e Termofísica.

- Fortalecer as parcerias existentes e promover o estabelecimento de novas parcerias com empresas do setor tanto no Brasil como no exterior.

- Expandir e aprofundar linhas de pesquisa científica e tecnológica em Refrigeração e Termofísica, avançando o conhecimento em uma área importante da Engenharia Mecânica, onde há carência de recursos humanos especializados.

- Produzir tecnologia competitiva e cada vez menos agressiva ao meio ambiente.

 

A missão do INCT-RT é que suas linhas de pesquisa e estruturas laboratoriais sejam expandidas nos próximos anos, permitindo não só avanços tecnológicos significativos, mas também que o Brasil continue a se desenvolver num setor estratégico para a indústria e para a sociedade.

 

Para maiores informações entre em contato conosco:

Prof. Jader Barbosa (Coordenador Geral)
inct@polo.ufsc.br
(48) 3721-7900

___________________________

Faça o download das nossas logos e da Identidade Visual do INCT-RT.

Acesse nosso canal no Youtube e conheça mais sobre nossas pesquisas.

Relatório periódico: disponível em breve.