Tecnologias Inovadoras desde 1982

Inaugurado em 1982 por professores da área de Ciências Térmicas do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, o Polo é um laboratório de referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação em Refrigeração e Termofísica. Ao longo de mais de três décadas o Polo estabeleceu uma tradição de excelência em projetos de pesquisa e desenvolvimento com o setor industrial, se tornando o maior laboratório da América Latina e um dos maiores do mundo no seu ramo de atuação.

Uma das metas do Polo é formar engenheiros altamente qualificados para o mercado de trabalho e conduzir pesquisas alinhadas com problemas reais da indústria de refrigeração, induzindo avanços científicos e tecnológicos de relevância econômica e social. A interação com o setor industrial fortalece o corpo técnico e aumenta a competitividade das empresas parceiras, tanto nacional como internacionalmente.

Em seus laboratórios, que totalizam 3000 m², são realizadas pesquisas básicas e aplicadas para aprimorar conceitos e melhorar o desempenho de componentes e sistemas de refrigeração, sejam eles domésticos, comerciais, automotivos ou aeronáuticos. As atividades são realizadas por um corpo técnico de excelência formado por professores, pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes de doutorado, mestrado e de graduação.

Em 2009, o Polo se tornou um INCT (Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia) e, em 2014, uma Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Estes reconhecimentos demonstram a qualidade e a relevância das atividades realizadas no Polo e o compromisso do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC com o fortalecimento da interação com o setor industrial como forma de melhorar a qualificação de seus professores e alunos.

Veja a nossa apresentação institucional Veja nossos materiais promocionais

Sobre nossa equipe

A equipe multidisciplinar do Polo possui ampla experiência em projetos de PD&I, sendo reconhecida internacionalmente pelo alto grau de liderança na área de compressores e sistemas de refrigeração. As atividades são realizadas em parceira com professores, pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes de doutorado, mestrado e de graduação. Além disso, o Polo conta ainda com uma equipe completa de gestão de projetos e negócios.

Conheça nossos projetos

Quero conhecer