O trabalho de conclusão de curso (TCC) de Maria Claudia Régio e Silva, intitulado "Avaliação Experimental de um Protótipo de Condicionador de Ar Magnético em um Calorímetro Calibrado", recebeu Menção Honrosa no Prêmio ABCM-Embraer 2022 na categoria Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Mecânica. O trabalho foi defendido no dia 25 de Março de 2022 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo Programa de Graduação em Engenharia Mecânica. A premiação acontecerá no COBEM 2023.

O trabalho foi desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa em Refrigeração Magnética (PoloMag) do Polo, em um projeto cujo objetivo foi o desenvolvimento do primeiro condicionador de ar com um sistema de refrigeração magnética, realizado com o apoio da CODEMGE e da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). As pesquisas no Polo contam também com o apoio do Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) com recursos do CNPq, CAPES e FAPESC.

Sob a orientação do Professor Jader Riso Barbosa Junior e a co-orientação do Professor Jaime Andrés Lozano Cadena e do pesquisador Guilherme Fidelis Peixer, o TCC é o quarto consecutivo do grupo PoloMag a receber o Prêmio ABCM (ou Menção Honrosa) na categoria de Melhor Trabalho de Graduação, evidenciando tanto mais uma vez o ineditismo dos projetos quanto a capacidade do grupo em evoluir o conhecimento em um tema de vanguarda. Maria Claudia é a nona integrante do Polo a receber o Prêmio ABCM (ou Menção Honrosa) desde a sua criação em 2003.

O trabalho desenvolvido consistiu na montagem e avaliação experimental de um condicionador de ar operado por um sistema de refrigeração magnético. Além do protótipo, também foi desenvolvido no trabalho a montagem e validação de um calorímetro do tipo calibrado para a caracterização de sistemas de condicionamento de ar, convencionais ou magnéticos. Detalhes operacionais da tecnologia e do funcionamento do protótipo são mostrados no vídeo de divulgação acessível neste link. O protótipo caracterizado no trabalho é um dos mais avançados já desenvolvidos, uma vez que opera com algumas das maiores vazões e massas de materiais magnetocalóricos, bem como é um dos poucos protótipos já reportados na literatura a operar com trocadores de calor e ser capaz de demonstrar a tecnologia em ambientes relevantes.

O TCC rendeu a publicação dos trabalhos “A magnetocaloric air-conditioning system prototype” no International Journal of Refrigeration em 2023; “Thermodynamic Performance Evaluation of a Magnetocaloric Air Conditioner Prototype” no 26th International Congress of Refrigeration em 2023; “Oportunidades e desafios na refrigeração magnetocalórica” no XVIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar em 2023;  Evaluating the Performance of a TRL-6 Magnetic Air Conditioner Prototype“ na 19th International Refrigeration and Air Conditioning Conference em 2022; e “Development and characterization of a calibrated calorimeter to evaluate air conditioning systems” no 26th International Congress of Mechanical Engineering em 2021; e a co-autoria de uma patente intitulada “Unidade Magnetocalórica”, depositada no INPI em parceria entre a UFSC e a Codemge.

Na imagem (esq. para dir.): Guilherme Peixer, Maria Claudia, Jader Barbosa e Jaime Lozano.

Trabalhos do grupo também foram destaque nos anos anteriores do prêmio

Em 2019, o destaque foi para o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Sergio Luiz Dutra, intitulado "Avaliação de uma adega de vinhos doméstica sobre a perspectiva de duas tecnologias". Esse trabalho foi elaborado dentro do escopo do projeto de pesquisa PoloMag que visa o desenvolvimento de uma adega de vinhos doméstica operada por uma unidade de refrigeração magnética.

Em 2020, o destaque foi para o TCC “Sistema de gerenciamento hidráulico para uma unidade de refrigeração magnética” de autoria do aluno Diego dos Santos, cujo trabalho consistiu no desenvolvimento e avaliação de um sistema de gerenciamento hidráulico para refrigeradores magnéticos, visando sua aplicação em condicionadores de ar.

Mais recentemente, em 2021, o trabalho de Natália Maleski de Sá, intitulado "Thermodynamic comparison of a wine cooler operating with a magnetic prototype and a vapor compression refrigeration system", também recebeu menção honrosa. Este trabalho analisou e demonstrou os principais pontos de melhoria para a adega de vinhos magnética, que vêm sendo incorporados em uma nova versão do protótipo, miniaturizada e otimizada, atualmente em desenvolvimento no projeto de dissertação de mestrado de Natália.