A equipe do Laboratório Polo, ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), produziu nas últimas duas semanas cerca de 450 máscaras do tipo face shield por impressão 3D. O material foi viabilizado pelas doações feitas na campanha aberta pelo Polo em parceria com a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) para arrecadação de recursos destinados à fabricação de protetores faciais e à manutenção de equipamentos necessários para o combate da pandemia da COVID-19.

Os equipamentos de proteção facial, com corte a laser e usinagem, e os serviços de reparos vão beneficiar o Hospital Universitário (HU) e instituições de saúde da Grande Florianópolis. “Nenhum equipamento do HU foi reparado ainda, mas estamos em contato permanente com a equipe de manutenção e engenharia do hospital”, contou o professor Jader Barbosa Jr, do Laboratório Polo, criado em 1982 e hoje considerado uma referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação em refrigeração e termofísica.

As doações de Pessoas Físicas ou Jurídicas podem ser feitas em uma conta corrente em nome da Feesc. Para a fundação emitir recibos aos doadores é necessário encaminhar o comprovante de depósito para o seguinte e-mail covid19@polo.ufsc.br. Ainda que a Feesc seja uma instituição sem fins lucrativos, as empresas ou pessoas físicas não podem utilizar estas doações com o fim de obterem benefício fiscal.

Aliança

Além disso, o Polo também aliou-se à equipe da Equipamentos Médicos de Emergência (EME) para a fabricação de respiradores e ventiladores mecânicos. O EME é um grupo multidisciplinar, colaborativo, voluntário e independente formado na Engenharia Mecânica da UFSC e que conta com mais de 120 participantes, entre professores, servidores técnicos administrativos e alunos da UFSC. “Estamos dando suporte com o projeto dos ventiladores e respiradores nas etapas de concepção e testes”, explica o professor Jader.

Os contatos para doações financeiras ou de equipamentos e insumos para fabricação dos ventiladores também podem ser feitos pelo e-mail covid19@polo.ufsc.br.  “As contribuições têm nos ajudado bastante a fazer o que a gente se prontificou a fazer.  Mas, obviamente, seria legal se tivéssemos mais recursos, principalmente pra ajudar essa iniciativa dos ventiladores da EME”, reforçou o professor Jader.

Os dados bancários para doação financeira são os seguintes:

Banco do Brasil

Agência 3582-3 - Pública