O artigo “Using Machine Learning to Design a Large-Scale Magnetic Circuit“ de autoria dos pesquisadores do POLO Fábio Fortkamp, Luís Felipe Cattelan, Guilherme Peixer, Jaime Lozano e Prof. Jader Barbosa, recebeu o prêmio “Best Pre-Recorded Presentation” na 9th IIR International Conference on Caloric Cooling and Applications of Caloric Materials (THERMAG IX), organizada pelo Center for Environmental Energy Engineering da Universidade de Maryland (EUA) e realizada remotamente entre os dias 7 e 11 de junho de 2021. O THERMAG é o principal evento científico internacional sobre tecnologias de refrigeração não-convencionais. Na edição de 2021, cerca de 100 trabalhos foram apresentados no evento, que contou com aproximadamente 200 participantes.

O trabalho premiado, que apresenta um novo método baseado em técnicas de Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) para projetar e otimizar circuitos magnéticos para aplicação em um protótipo de condicionador magnético, foi desenvolvido entre 2019 e 2020 durante o estágio pós-doutoral do Dr. Fábio Fortkamp no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC. A linha de pesquisa voltada ao desenvolvimento de técnicas analíticas e numéricas para projeto e otimização de circuitos magnéticos de ímãs permanentes teve início durante seu doutorado defendido em 2019 na mesma instituição.

Atualmente, Fábio Fortkamp é Professor Colaborador no Departamento de Engenharia Mecânica da UDESC, em Joinville. Luís Felipe Cattelan é formando no curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFSC, Guilherme Peixer e Jaime Lozano são engenheiros pesquisadores no POLO. Jader Barbosa é Professor no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e Coordenador da Unidade EMBRAPII POLO/UFSC e do INCT em Refrigeração e Termofísica.

Além do trabalho premiado, a equipe do POLO apresentou mais seis trabalhos durante o congresso, sendo uma das maiores delegações de uma única instituição a participar do evento. Ao todo, dezessete pesquisadores da UFSC, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores participaram ativamente das sessões técnico-científicas, consolidando a posição de liderança do POLO na pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de refrigeração não-convencionais.

Recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento do condicionador de ar magnético foram assegurados por meio de um projeto de pesquisa em parceria com a CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) e a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). No POLO, a pesquisa em Refrigeração Magnetocalórica é apoiada pelo Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), com recursos do CNPq, CAPES e FAPESC.