Autor

Guilherme Borges Ribeiro


Orientador

Jader Riso Barbosa Jr.


Data de publicação

12/07/2015


Categoria

#Teses

Resumo

Atualmente, os avanços na área de eletrônica de potência popularizaram o uso de inversores de frequência para redução da rotação do compressor em sistemas de condicionamento de ar. Tal redução da velocidade do compressor, visando à adequação da carga térmica do ambiente, permite uma menor potência de compressão, um aumento da temperatura de evaporação e uma redução da temperatura de condensação, garantindo um maior coeficiente de performance do sistema (COP) e uma menor variação de temperatura do ambiente interno.Paralelamente, em resposta as restrições ambientais do uso de refrigerantes com alto GWP (Global Warming Potential ), aplicações do fluido refrigerante propano (R-290) têm se tornado cada vez maiores, já que o R-290 possui baixo impacto ambiental e vantagens termodinâmicas quando comparado com os fluidos mais usados R-410A e R-22. O objetivo do trabalho é desenvolver um modelo computacional que permita a análise de sistemas de condicionamento de ar através do fator de desempenho SEER. Sub-modelos foram criados para cada componente do sistema de condicionamento de ar, incluindo as linhas que os conectam. O trabalho também contribui com a avaliação de diversos aspectos que permitem a redução de massa de R-290 em condicionadores de ar. Com foco neste último objetivo, aletas periféricas foram exploradas e aplicadas no modelo.Ainda, o mapeamento das irreversibilidades foi avaliado com base no ponto de vista da segunda lei da termodinâmica para diversas características geométricas dos trocadores de calor e do mecanismo de compressão. Buscando o aperfei¸coamento do modelo, a mistura R-290/POE ISO 22 foi aplicada como fluido de trabalho. As propriedades termodinâmicas foram obtidas de relações fundamentais usando a equação de estado cúbica de Peng-Robinson. O efeito do óleo nos coeficientes de transferência de calor e na queda de pressão também fizeram parte da modelagem. Com o propósito de validar o modelo proposto, um calorímetro para condicionadores de ar foi construído e testado sob diversas temperaturas ambiente e rotações do compressor. Esta bancada experimental é proposta como um procedimento de testes alternativo, quando comparado com testes de condicionamento de ar padronizados. Para completar as atividades experimentais, a vazão mássica de óleo foi medida em uma bancada de avaliação de compressores adaptada a este fim. Tais medições foram aplicadas para a caracterização do sub-modelo de bombeamento de óleo do compressor. Os testes foram executados em um calorímetro de alta capacidade usando um compressor scroll com as mesmas características geométricas presentes no modelo, sob diferentes condições de operação. Foi evidenciada uma boa concordância do modelo computacional com os ensaios experimentais. O aumento da concentração do óleo provocou a redução da capacidade de refrigeração e o aumento do consumo do sistema. Ainda, foi visto que o uso de aletas periféricas possibilitam uma redução da massa de mistura presente no sistema, apesar do decréscimo do fator SEER.

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