Autor
Claudio José Santos
Orientador
César J. Deschamps
Data de publicação
16/05/2014
Categoria
#Dissertações
Resumo
Compressores lineares apresentam baixos carregamentos transversais no pistão, possibilitando a utilização do próprio fluido refrigerante para formar um mancal aerostático na folga pistão - cilindro. Ao passo que esse arranjo reduz o efeito de fricção no mancal, o escoamento de gás na folga pistão- cilindro gera perdas que reduzem a eficiência do compressor. A presente dissertação apresenta um modelo desenvolvido para avaliar essas perda s e seus efeitos sobre as eficiências volumétrica e isentrópica de um compressor linear operando sem óleo lubrificante . A simulação do escoamento transiente na folga é realizada com um código comercial baseado n o método de volumes finitos, enquanto que o ciclo de compressão no cilindro é simulado com um modelo de formulação integral. De modo a evidenciar as perda s geradas no mancal aerostático, o modelo desconsidera ineficiências associadas aos processos de sucção e descarga, bem como ao superaquecimento do gás no cilindro. O fenômeno foi investigado para diferentes parâmetros de projeto , assumindo que o pistão e cilindro se mantém concêntricos durante o ciclo de compressão . Verificou - se um decréscimo na eficiência do compressor com o s aumento s da espessura da folga e da razão de compressão , mas o efeito oposto foi observado com o aumento da velocidade de operação.
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