O doutorando Lucas Militão, do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu na última quarta-feira, dia 24 de maio, o Prêmio Inventor Petrobras 2023. A premiação foi concedida pela patente "Sistema de resfriamento submarino para conjunto de circuito de eletrônica de potência e método para dimensionamento do sistema de resfriamento submarino para conjunto de circuito de eletrônica de potência", desenvolvida pelos pesquisadores Lucas Militão, Prof. Jader Riso Barbosa Jr., Prof. Alexandre Kupka da Silva, Prof. Carlos Renato Rambo, Prof. Marcelo Lobo Heldwein, Caio Dias Fernandes e Douglas Mateus Machado.

A patente foi depositada com o intuito de proteger um sistema de resfriamento passivo para eletrônica submarina, que ao ser comparado através de métodos matemáticos e numéricos com sistemas de resfriamentos passivos para eletrônica submarina já existentes na literatura, provou-se ter desempenho térmico superior e mais compacidade.

O estudo foi financiado pela Petrobras, sob o projeto de pesquisa “Desenvolvimento de sistemas avançados de proteção e resfriamento de sistemas elétricos submarinos sob alta pressão” e pelo INCT, com recursos do CNPq, FAPESC e CAPES.

Lucas Militão (esq.), Polo, e Felipe Castro, Gerente, Petrobras.

Lucas Militão (esq.), Polo, e Felipe Castro, Gerente, Petrobras.

 

Sobre o prêmio

O Prêmio Inventor reconhece os pesquisadores e colaboradores Petrobras que contribuíram para inovação na empresa através de depósito de patentes além de seu potencial de impacto, para que a empresa se mantenha dentre as mais inovadoras do país no setor de óleo e gás.



Últimas notícias

quero ver todas as notícias