Aconteceu no dia 24 de novembro, em Joinville, Santa Catarina, um Simpósio Anual Técnico de R&D na Nidec-GA. Durante o evento, foram apresentados resultados dos grupos de compressores e ruídos, liderados pelos professores César Deschamps e Arcanjo Lenzi, respectivamente. Os resultados (numéricos e experimentais) demonstrados são de projetos de pesquisa em andamento e financiados pela Nidec e pela Embrapii, através da Unidade Embrapii Tecnologias Inovadoras em Refrigeração (UFSC).

Os projetos do professor César Deschamps consistem em pesquisas e atividades de suporte que visam melhorar a confiabilidade dos compressores herméticos alternativos de modo a assegurar maior vida útil desses dispositivos, bem como o aperfeiçoamento de ferramentas que tornam o ciclo de vida do desenvolvimento dos projetos mais curtos e confiáveis.

Já em ruídos, são realizadas pesquisas relacionadas a métricas para avaliação da qualidade sonora de compressores e refrigeradores foram apresentadas, além de metodologias numéricas e experimentais para a predição do comportamento vibroacústico de novos produtos. Com base na evolução do perfil dos consumidores, as normativas internacionais de ruído estão cada vez mais exigentes, o que faz a Nidec seguir com pesquisas de ponta na área de acústica e vibrações. “Estamos aplicando o estado da arte de nossa área no desenvolvimento de novos compressores”, afirma  Olavo M. Silva, engenheiro pesquisador que colabora com esta parceria há 23 anos.

Para o professor Arcanjo Lenzi, a apresentação dos esforços de pesquisa em colaboração contínua com a empresa Nidec, não apenas valida nosso compromisso com a excelência acadêmica, mas também desempenha um papel crucial no avanço tecnológico e na inovação industrial. 

 

Parceria frutífera e modelo no Brasil

A frutífera parceria entre a Nidec (antiga Embraco) e a Universidade Federal de Santa Catarina, cultivada desde 1982, tem sido um exemplo notável de colaboração bem-sucedida entre a indústria e a academia. Ao longo dessas décadas, essa aliança tem proporcionado benefícios mútuos, resultando em avanços significativos em pesquisa, desenvolvimento e inovação nos diversos campos da refrigeração. A troca constante de conhecimentos e a integração de talentos têm contribuído não apenas para o aprimoramento dos produtos da Nidec, mas também para a formação de profissionais altamente qualificados. 

Essa parceria exemplar destaca o potencial transformador quando empresas e instituições acadêmicas se unem em prol do avanço científico e tecnológico.

É fundamental, ainda, destacar a importância do financiamento da pesquisa, pois o apoio financeiro não apenas sustenta tais atividades, mas também fortalece a posição dos grupos na excelência de suas pesquisas, destaca Nara Santos, gestora de planejamento e negócios da Unidade.
 

Saiba mais sobre o andamento das nossas pesquisas em:

LVA - lva.ufsc.br / Instagram: @lva.ufsc
POLO - polo.ufsc.br  / Instagram: @pololabs
Unidade Embrapii Tecnologias Inovadoras em Refrigeração - polo.ufsc.br/institucional/unidade-embrapi


Baixar arquivo

Últimas notícias

quero ver todas as notícias