Aconteceu entre 7 a 9 de novembro o Energy Transition Research & Innovation 2023 (ETRI 2023). Em sua 6ª edição, o evento foi realizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

O ETRI hoje se apresenta como uma plataforma fundamental para explorar os desafios críticos e as soluções inovadoras que impulsionam a mitigação dos gases com efeito de estufa e a transição energética sustentável.

A conferência de três dias, organizada pelo Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI – USP), reuniu academia, stakeholders e sociedade para compartilhar conhecimento, trocar ideias, adquirir insights e formar parcerias para as indústrias de petróleo, gás e energia.

 

Polo realiza apresentação sobre tecnologias inovadoras para a liquefação de hidrogênio

O Polo marcou presença neste importante evento da área. O pesquisador Guilherme Fidelis Peixer realizou a apresentação intitulada "Performance Assessment of Commercial and Innovative Technologies for Hydrogen Liquefaction".

Na oportunidade, apresentou-se uma revisão qualitativa das tecnologias convencionais e emergentes para a liquefação do hidrogênio. Na revisão, foi observado que os ciclos convencionais são considerados tecnologias maduras, com oportunidades de otimização tanto nas arquiteturas de ciclos, quanto na hibridização com outros sistemas e no aumento do tamanho das plantas, que será impulsionado principalmente pela demanda de hidrogênio líquido. 

Ainda, foram apresentados resultados sobre os sistemas magnetocalóricos. Estes sistemas ainda estão em estágios iniciais de desenvolvimento, com diversos desafios e oportunidades a serem superados até que aplicações comerciais em larga escala, aplicando mais atenção e investimentos, tenham sido direcionadas para a tecnologia.

O Polo investe em pesquisas voltadas para esta importante temática. Além de estudos na área, também participa da Rede de Mobilidade, Logística e Descarbonização, ação desenvolvida através do programa EMBRAPII, da qual faz parte.  A proposta da Rede é estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas que preparem o Brasil para a agenda da mobilidade do futuro, que inclui veículos autônomos, mais conectados e sustentáveis.


Saiba mais sobre o ETRI.



Últimas notícias

quero ver todas as notícias