CNPq divulga resultado do julgamento da Chamada INCT

Em observância ao estabelecido na Chamada INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014, e tendo sido cumpridas as etapas do processo de admissão, análise e julgamento das 345 propostas submetidas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq torna pública a relação das 252 propostas que receberam recomendação no processo de análise de mérito técnico-científico para financiamento no âmbito da referida Chamada. A lista está organizada em ordem decrescente de classificação. Confira aqui a relação.

Todas as 345 propostas foram avaliadas por, no mínimo, três consultores ad hoc internacionais e posteriormente pelo Comitê Julgador, que esteve reunido na sede do CNPq no período de 25 a 28 de abril de 2016. De acordo com os critérios estabelecidos no item II.3 - Critérios para Julgamento do Regulamento da Chamada, dois conjuntos de propostas foram analisados: as que envolvem os 115 institutos já existentes e as 230 propostas de criação de novos institutos.

Nos próximos dois meses, portanto até 11 de julho de 2016, será desenvolvida pelo MCTI, por intermédio do CNPq, negociação com as instituições parceiras (CAPES, FINEP e FAPs) para cofinanciamento das propostas recomendadas. Outros organismos, públicos ou privados, que desejarem aportar recursos também poderão participar. A partir daí, será aberto o prazo de 10 (dez) dias corridos para apresentação de eventual recurso administrativo pelo proponente que julgar necessário contestar o resultado da Chamada.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Polo é recredenciado para atuar como INCT

O Polo, sede atual Instituto Nacional em Refrigeração e Termofísica (INCT-RT) foi selecionado para o recredenciamento. A proposta, submetida em nome do Professor Cláudio Melo (POLO/UFSC) e em parceria com pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal Fluminense (UFF), tem como objetivo a consolidação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica (INCT-RT) como um centro de excelência em sua área de atuação.

As principais metas do INCT-RT são: (i) estabelecer cooperações entre pesquisadores de instituições de reconhecida competência nas áreas de Refrigeração e Termofísica, (ii) fortalecer as parcerias existentes e promover o estabelecimento de novas parcerias com empresas do setor tanto no Brasil como no exterior, e (iii) expandir e aprofundar linhas de pesquisa científica e tecnológica em Refrigeração e Termofísica. Com isso, pretende-se avançar o conhecimento em uma área importante da Engenharia Mecânica, onde há carência de recursos humanos especializados. Os resultados das pesquisas do INCT-RT irão auxiliar também no projeto de equipamentos e processos em diversos ramos das Ciência Térmicas, bem como em outros ramos da Engenharia Mecânica (e.g., indústria do petróleo e aeroespacial), produzindo tecnologia competitiva e cada vez menos agressiva ao meio ambiente.

A consolidação do Instituto Nacional de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (INCT-RT) garantirá que tanto a estrutura laboratorial como as linhas de pesquisa estabelecidas no primeiro período de vigência do INCT-RT sejam expandidas nos próximos anos, permitindo não só avanços tecnológicos significativos, mas também que o Brasil continue se desenvolvendo em uma ciência essencial para o setor industrial e para a sociedade.