Dois pesquisadores do POLO – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) serão palestrantes no Congresso Brasileiro de Ciências Térmicas e Engenharia – ENCIT 2020, uma das principais conferências internacionais promovidas pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

O professor Alvaro Toubes Prata será o primeiro Keynote Speaker a falar, às 11h do dia 17 novembro, logo após a cerimônia e abertura. Ele abordará o tema Brasil no Século XXI: Desafios e Oportunidades em Engenharia e Tecnologia. Há 42 anos na UFSC – onde exerceu cargos diversos, inclusive o de reitor –, Prata dá aulas na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia. Suas áreas de pesquisa são transferência de calor e mecânica dos fluidos. Desde 1992 é pesquisador nível 1A no CNPq, reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Grã Cruz, e o Prêmio Anísio Teixeira, por ocasião do sexagésimo aniversário da CAPES.

Já o professor Jader Barbosa Jr. fará palestra Resfriando com ímãs: Desenvolvimento de uma adega magnetocalórica às 10h30 do dia 18 de novembro, no Simpósio de Aquecimento, Ventilação, Condicionamento de Ar e Refrigeração dentro da programação do ENCIT. Na UFSC, ele coordena a Unidade Embrapii e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Refrigeração e Termofísica (INCT-RT), além de ter orientado ou co-orientado 14 teses de doutorado e 28 dissertações de mestrado, sendo seis destes trabalhos condecorados com os Prêmios ABCM-Embraer e CAPES de Tese. Pelo seu próprio trabalho de doutorado, em 2001 recebeu o Dudley Newitt Prize, concedido pelo Imperial College a teses de mérito excepcional. Em 2004, recebeu o Young Scientist Award do EUROTHERM Committee.

Jader Barbosa é co-autor de mais de 280 artigos científicos em periódicos indexados e conferências (peer-review), membro do Comitê Científico do International Center for Heat and Mass Transfer, da Assembly of World Conferences on Experimental Heat Transfer, Fluid Mechanics and Thermodynamics. Atualmente, é editor-chefe do Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Springer) e editor associado do periódico Applied Thermal Engineering (Elsevier).

Sobre o ENCIT 2020

A 18ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências Térmicas e Engenharia será realizada on-line, entre 16 e 20 de novembro, pelo Departamento e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Reunirá profissionais de universidades, laboratórios de pesquisa e da indústria para apresentar os últimos avanços relacionados a tópicos aplicados e fundamentais em termodinâmica, mecânica dos fluidos, transferência de calor e massa e campos relacionados.

Entre eles está o presidente da Eletrobrás Termonuclear, Leonam dos Santos Guimarães; o professor Satish Kandlikar, do Instituto de Tecnologia de Rochester (USA); o professor Juan J. Hernández, da Universidade de Castilla-La Mancha (Spain); a professora Deanna Lacoste, da KAUST (Arábia Saudita), Dr. Alessandro Croce, da Politécnica de Milão (Itália).

Mais informações no site eventos.abcm.org.br/encit2020.

Texto: Equipe de Divulgação EMC/UFSC