Aconteceu no último dia 17 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a Regional Sul 2023 – 2027. Na ocasião, a ABC recepcionou os cinco jovens e destacados cientistas que se juntam ao seu quadro de Acadêmicos por cinco anos: Cristiane Regina Guerino Furini (PUC-RS), Cristina Furlanetto (UFRGS), Ethel Antunes Wilhelm (UFPel), Marcos Britto Correa (UFPel) e Jaime Andrés Lozano Cadena, professor do Polo (UFSC).

A abertura da cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente regional da ABC, Ruben Oliven, que destacou a diversidade de instituições e de gênero entre os novos afiliados. Para representá-los em saudação, os novos afiliados escolheram a pesquisadora Ethel Wilhelm para ler uma carta feita em conjunto. No texto, os afiliados reafirmaram seu compromisso e paixão pela ciência brasileira. Os afiliados tiveram suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos, onde foram apresentadas suas principais pesquisas científicas.

Na foto os professores Jorge Almeida Guimarães (ex-diretor do CNPq e ex-presidente da Capes e da EMBRAPII), Jaime Andrés Lozano Cadena e Ruben Oliven (vice-presidente regional da ABC)

Professor do Polo, Jaime Lozano é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Los Andes, na Colômbia, com mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais e doutorado em Engenharia Mecânica, ambos pela UFSC. Liderou projetos para o desenvolvimento de uma adega de vinhos doméstica e um condicionador de ar de 9.000 Btu/h operados por unidades de refrigeração magnética, com níveis de maturidade tecnológica (TRL) de até 6. Ambos apoiados pela EMBRAPII e pelo INCT-RT, cujo processo de funcionamento é explicado nos vídeos de divulgação científica no canal do YouTube do INCT RT-Polo

Conheça mais sobre o trabalho do Prof. Jaime Lozano na matéria especial preparada pela ABC.
Saiba mais sobre a cerimônia de afiliação dos novos membros na página da ABC.